PAINEL / DIA DA MULHER

Mulheres de sonhos, de lutas, que fazem acontecer

Homenagem do Sindsalem pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

08/03/2015
Por Darlene Sousa, diretora de formação sindical

"Renova-te. Renasce em ti mesmo. Multiplica os teus olhos, para verem mais. Multiplica-se os teus braços para semeares tudo. Destrói os olhos que tiverem visto. Cria outros, para as visões novas. Destrói os braços que tiverem semeado, Para se esquecerem de colher. Sê sempre o mesmo. Sempre outro. Mas sempre alto. Sempre longe. E dentro de tudo." (Cecília Meireles)

O dia 8 de março rememora a força e a coragem de um grupo de mulheres que foi à luta por condições dignas de vida e de trabalho. De lá para cá, se passaram mais de 150 anos, o mundo mudou, a vida mudou, as pessoas mudaram, mas não o bastante. Afinal, ainda persistem muitos preconceitos, injustiças e violências das mais diversas formas (latentes e manifestas) contra as mulheres.

Recentemente, o deputado federal Jair Bolsonaro declarou à imprensa que as mulheres deveriam ganhar menos já que engravidam, gerando um custo adicional aos empresários. O mesmo parlamentar, em outra ocasião, afirmou que uma "deputada não merecia ser estuprada, pois era muito feia".

Aberrações dessa natureza se repetem todos os dias em nosso cotidiano e nos alertam que ainda temos muitas lutas para travar. É por isso mesmo que as mulheres devem fazer ouvir sua voz e buscar lugares no espaço público: na política, nos movimentos sociais, no sindicalismo.

Não raro, em diversos espaços (inclusive, na Alema), o Dia da Mulher é celebrado com minicursos de etiqueta e maquiagem, o que é triste porque isso destoa completamente de tudo que esse dia representa.

A epígrafe acima nos convoca a ampliar nosso olhar. Cecília Meireles, uma grande mulher, que em um tempo onde as mulheres estavam fadadas a reclusão do lar ousou escrever sobre política, educação e sobre as contradições do ser humano, nos convida a matar velhas convicções, a quebrar paradigmas, a construir uma sociedade onde a mulher seja verdadeiramente respeitada.

É nessa perspectiva e sob esse olhar que o Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão (Sindsalem) presta uma homenagem a todas as mulheres do mundo, em especial, às mulheres da Alema representadas, honrosamente, em nosso Sindicato por Vitória, Teonília e por mim, Darlene. Que a nossa força, que a nossa coragem faça diferença na nossa vida e na vida daqueles que nos cercam, pois como disse Adélia Prado, outra grande poetiza: "inauguramos linhagens e fundamos reinos". A mulher é "desdobrável", e somos mesmo. Somos mães, esposas, profissionais, desempenhamos simultaneamente um emaranhado de funções e podemos sim fazer e acontecer.

Feliz Dia Internacional da Mulher!