PAINEL / GREVE NA ALEMA

Servidores cobram a reforma do PCCV no 1º dia de greve

Servidores reivindicaram salários dignos e moralização da administração dos recursos públicos.

19/10/2015

O primeiro dia da greve foi histórico. Não somente por representar um marco na luta dos servidores do Poder Legislativo do Maranhão por melhores condições de trabalho e por melhores salários (através da reforma do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos - PCCV), mas também por representar uma luta pela moralização da administração dos recursos públicos.

A Assembleia Legislativa do Maranhão - ALEMA, presidida pelo Deputado Humberto Coutinho, motivou a greve ao descumprir o acordo estabelecido com os servidores e ao permitir que diversos comissionados fantasmas constem na folha de pagamento da Casa.

A mobilização do primeiro dia da greve consistiu na concentração dos servidores em frente à porta do Plenário, munidos de faixas e cartazes com palavras de ordem, solicitando apoio dos deputados ao movimento, denunciando a presença de comissionados fantasmas e repudiando os atos de alguns diretores que, com ameaças de corte de ponto e avaliações negativas do Estágio Probatório, tentaram intimidar a participação dos servidores.

Posteriormente, ao tentarem subir à galeria para assistir (pacificamente) a sessão plenária, os servidores se depararam com mais um ato de intransigência orquestrado pelo presidente Deputado Humberto Coutinho: A PORTA DE ACESSO À GALERIA ESTAVA FECHADA.

Mais uma tentativa frustrada de dispersar os servidores. Restou aos servidores retornar à porta do Plenário e fazer muito barulho para demonstrar que não seria uma porta fechada que calaria suas vozes. A sessão foi suspensa.

Três emissoras de televisão fizeram a cobertura da manifestação. Duas matérias tendenciosas e falaciosas foram veiculadas no dia seguinte. Apenas um jornalista deu espaço para que o Sindsalem, representado pelo seu presidente Luiz Noleto, pudesse expressar a verdade dos fatos.