PLANTÃO / XI CONSALEM

Unidade de classe para combater os ataques dos governos

Primeiro dia do XI CONSALEM foi marcado por um debate sobre a conjuntura mundial.

05/11/2019
Sindsalem

O XI CONSALEM começou na quinta-feira (24/10). Após o coquetel de abertura, o advogado Cacau Pereira e a professora da UFMA, Ilse Gomes, palestraram sobre a conjuntura político-econômica mundial.

Pela manhã, os palestrantes explicaram o contexto das mobilizações populares no Chile, Equador e Hong Kong, que visam combater medidas liberais, como: a retirada de direitos, a exploração dos trabalhadores, o desrespeito ao direito de manifestação e a falta de diálogo dos governantes.

Nessas localidades, os governos tem usado a repressão violenta para calar os manifestantes, instalando o caos social, que – a qualquer momento – pode alcançar nosso país, em razão das medidas impopulares adotadas pelos últimos governos, que atingem, principalmente, os mais pobres.

Para Cacau e Ilse, ataques aos direitos sociais começaram a se proliferar no Brasil na Era Temer, sendo intensificados pelo Governo Bolsonaro, os quais aprovaram, respectivamente, a Reforma Trabalhista e a da Previdência, que vão piorar ainda mais a vida dos brasileiros, sem gerar emprego e renda, agradando, apenas, o mercado financeiro em detrimento dos anseios da população, cada vez mais explorada.

No fim da análise de conjuntura, que é muito adversa, os palestrantes afirmaram que só há uma alternativa para a para o funcionalismo público: deixar o desânimo de lado, buscar a unidade com outros trabalhadores e fortalecer a luta conjunta para barrar os próximos ataques dos governos à categoria, como o fim da estabilidade, a perda do cargo por insuficiência, o corte dos salários dos servidores, bem como a venda das estatais e do patrimônio nacional, como os Correios e a Eletrobras, a preço de banana para o capital estrangeiro, o que precisa ser combatido.

Vamos à luta! 

Últimas notícias

Veja todasveja todas

Pesquisa

SERVIDOR

Sindicalize-seConvênios

PUBLICAÇÕES

JORNAL SINDSALEM

MAR/2024

Jornal Sindsalem - Ano 10 - Nº 28
SINDSALEM

Sindsalem @ . Todos os direitos reservados.
Avenida Jerônimo de Albuquerque, nº 309 - Casa do Trabalhador, Sala nº 05, Cohafuma.
São Luís–MA • CEP: 65.074/220 • Fone: (98) 98260-0012 • E-mail: sindsalemma@gmail.com.