HISTÓRICO

Em 2006, servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), de distintas origens e tempo de serviço, decidiram impulsionar a criação de uma nova ferramenta de luta na busca de conquistas trabalhistas no Poder Legislativo estadual.

O processo de criação do Sindicato dos Servidores foi muito democrático e envolveu várias assembleias gerais que tinham à frente da Comissão Organizadora os servidores Nataniel Serejo, Luiz Noleto, Joana Araújo, Sílvia Bogéa, Benedito Guterres, Enock, Uziel Azoubel e Marly Gomes.

Depois de concluídos os debates sobre questões organizativas, princípios e objetivos da nova entidade, os mais de 200 servidores presentes à Assembleia Geral aprovaram, por unanimidade, no dia 08 de fevereiro de 2007, a fundação do SINDICATO DOS SERVIDORES DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO – SINDSALEM.

Vê-se, portanto, que se trata de uma entidade muito nova. O primeiro mandato foi exercido, predominantemente, pelos servidores que compuseram a Comissão Organizadora. Naquele período, 2007 a 2010, avançamos em várias conquistas, dentre elas: o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos – PCCV e o aumento do tíquete-alimentação.

No triênio seguinte, uma parte dos fundadores se retirou da diretoria, mas apoiou a então presidente, Joana Araújo, em sua reeleição para o segundo mandato (2010 – 2013) à frente do SINDSALEM. Naquele momento apareceu a primeira chapa de oposição.

Na eleição seguinte, já em 2013, a chapa da situação enfrentou a segunda chapa de oposição composta pela maioria dos fundadores que participaram da primeira diretoria e outros que ainda não haviam participado de gestões anteriores.

A Chapa da oposição, intitulada Autonomia, Democracia e Luta, saiu vitoriosa do pleito realizado no dia 12 de junho. A posse ocorreu no dia 15 de julho de 2013 e o mandato teve fim no ano de 2016. Desde então, esse grupo, com renovações pontuais, encontra-se à frente do Sindicato, com conquistas importantes como o novo concurso público da Casa e o avanço nas tratativas sobre a atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da categoria.

E assim, o Sindicato está se consolidando como uma ferramenta importante na luta dos servidores da ALEMA. Em breve, mais informações sobre a história do SINDSALEM.