PLANTÃO / #OCUPABRASÍLIA

Nota da Direção do Sindsalem sobre o ato em Brasília

25/05/2017

A Direção do SINDSALEM, por ter a compreensão dos ataques do Governo Temer aos nossos direitos, deliberou por enviar à Brasília, no ônibus custeado pelo SINDICATO DOS BANCÁRIOS, cinco ASSOCIADOS.

Para o Sindicato caberia, apenas, contribuir com a ajuda de custo dos interessados. Como fomos avisados em espaço de tempo muito curto, colocamos informe em nosso grupo do WhatsApp para aqueles que tivessem a pretensão de ir que comparecessem à sede do Sindicato.

Três associados nos procuraram, mas apenas um dentro do prazo estipulado pela direção dos bancários. A nossa Federação, FENALEG, solicitou que enviássemos dois dirigentes para Brasília e lhes informamos que isso só seria possível se as despesas de viagem ficassem por conta da FEDERAÇÃO, pois o nosso SINDICATO NÃO dispunha de folga no caixa para tal viagem. Então, eles decidiram pagar a viagem de dois dirigentes do SINDSALEM.

Dito isso, gostaríamos de agradecer - em nome da categoria - a participação, no ato em Brasília contra as Reformas Trabalhistas, de Maria Vitoria Cirino, Valdick Magalhães e Luiz Noleto. Valdick está retornando de ônibus e Luiz Noleto e Vitoria já estão na Ilha. Todos com saúde.

Foi um ato difícil em que fomos atacados pela Polícia antes de chegarmos ao local já acordado previamente pela própria Polícia do DF. A imprensa, para confundir a população, disse que ato estava ocorrendo pacificamente até que manifestantes começaram a tocar fogo e quebrar prédios. Por isso, a Polícia teria resolvido revidar. Isso não é verdade.

A depredação dos prédios e queima de objetos ocorreu por voltas das 15h e o ataque aos manifestantes ocorreu por volta das 13h. O Governo Temer e parte do Congresso ao perceberem a existência de mais de 100 mil pessoas resolveu impedir de qualquer forma que o ato existisse.