PAINEL / CONSALEM

X CONSALEM discute direitos humanos e orienta voto em defesa da democracia

Congresso dos Servidores foi realizado nos dias 25 e 26 de outubro, na Sala das Comissões, na ALEMA.

26/10/2018

O 10º Congresso dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão (CONSALEM) ocorreu nos dias 25 e 26 de outubro (quinta e sexta-feira), na Sala das Comissões da ALEMA, em São Luís.

O primeiro dia do evento foi marcado por um debate de alto nível entre a categoria e as palestrantes Gabryella Ruiz (advogada e integrante do IBEPS – Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais) e Roseane Dias (assistente social e coordenadora da SMDH - Sociedade Maranhense de Direitos Humanos).

No centro das discussões, o tema “Direitos Humanos e Movimentos Sociais”. Na ocasião, grande parte dos servidores passou a ter uma visão mais positiva da expressão “Direitos Humanos”, que não é sinônima de defesa de bandido, mas de tolerância, respeito à dignidade e às liberdades individuais das pessoas, independentemente de etnia, sexo, ideologia, classe social ou religião.

Para o presidente do SINDSALEM, Luiz Noleto, sem os Direitos Humanos não há democracia. “Por isso, devemos lutar pela efetivação desses direitos, rejeitando qualquer tipo de extremismo político que os rebaixem” – afirmou.

Após os debates iniciais, os servidores aprovaram o balanço da Direção do SINDSALEM e receberam informes do assessor jurídico do Sindicato, Dr. Pedro Duailibe.

Já o segundo dia do Congresso foi marcado por discussões muito proveitosas sobre conjuntura político-nacional, tema de suma importância ainda mais às vésperas do 2º turno da eleição para presidente da República.

Em suas palestras, o professor doutor da UFMA, Marcelo Pagliosa, e a professora municipal, Ana Paula Martins, defenderam a necessidade de se eleger um governo que dê atenção aos Direitos Humanos e não vise à criminalização dos movimentos sindicais e sociais.

Diante disso, a Direção do SINDSALEM – em consenso com os servidores – decidiu aprovar uma orientação para que, no próximo domingo, a categoria opte por votar em defesa da democracia, contra a retirada de direitos trabalhistas, contra os ataques aos sindicatos e às minorias, em defesa da manutenção da estabilidade dos servidores públicos e das convicções de quem quer que seja.

“Deve restar claro que não apoiamos nem compactuamos com a corrupção nem com qualquer forma de ilegalidade, haja vista nossa luta interna pela moralidade administrativa, mas – nesse cenário – é mais indicado eleger um representante contra o qual poderemos nos opor, combater e fiscalizar” – sugeriu Noleto, em nome da Diretoria do Sindicato.

Além dos servidores e das palestrantes, participaram do 10º CONSALEM, o coordenador da CSP-Conlutas, Saulo Arcangeli, o diretor do Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA), Rodolfo Dias, o professor Júlio Guterres (PCdoB) e a dirigente da CTB/MA, Hilda Rocha.