PLANTÃO / AUDITORIA CIDADÃ DA DÍVIDA

ACD/MA solicitará informação sobre a dívida pública do MA

03/08/2020
SEEB-MA

O Núcleo Maranhense da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD/MA) protocolará pedido de informação sobre a dívida pública do Maranhão, a fim de estudar o endividamento do Estado. O requerimento será entregue na quarta-feira (05/08), às 15h, na sede da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), em São Luís.

Vale ressaltar que a auditoria da dívida pública visa identificar as causas desse endividamento por meio da análise de documentos e propor ações para superá-lo, o que acarretará uma série de benefícios para a sociedade e mais recursos para investir em políticas sociais.

Durante a reunião, os participantes destacaram, também, que o pagamento da dívida pública nos Estados só beneficia os banqueiros e ocasiona prejuízos para a população, como a venda das empresas estatais, fonte de riquezas para o país e responsáveis pela prestação de serviços mais baratos.

“Primeiro, foram privatizados os bancos estaduais [como o BEM], depois as companhias de energia [como a CEMAR] e, agora, a bola da vez são as companhias de água e saneamento. Por isso, é urgente rever a situação da dívida dos Estados desde a sua origem. O passo essencial é a realização de uma completa auditoria com a participação cidadã” – destacou Eloy Natan, coordenador do núcleo da ACD/MA.

No fim da reunião, os presentes definiram, ainda, a realização de um Seminário Virtual sobre a Dívida Pública e a Privatização da Água, que deverá ocorrer no dia 12 de agosto (quarta-feira), às 18h30, via Google Meet. Em breve, serão divulgadas mais informações sobre o Seminário.