PAINEL / ELEIÇÕES 2020

Candidatos silenciam sobre perguntas de trabalhadores

Sindicatos elaboraram perguntas, a fim de conhecer o posicionamento dos 10 candidatos a Prefeito de São Luís.

27/11/2020

O coletivo de Sindicatos, formado pelo SINDSALEM, SEEB-MA, SINTRAJUFE e SINDINSTALMA, elaborou um conjunto de perguntas, a fim de conhecer o posicionamento dos 10 candidatos à Prefeitura de São Luís sobre diversos temas de interesse da coletividade, como a qualidade dos serviços públicos e os direitos da população ludovicense.

Lamentavelmente, porém, nenhum dos postulantes ao cargo de Prefeito respondeu as questões nem justificou tal omissão, o que evidencia a total falta de respeito e de compromisso dos respectivos candidatos com o movimento sindical e, sobretudo, com os trabalhadores e servidores públicos de São Luís, que foram ouvidos e ajudaram diretamente na elaboração das perguntas.

Vale ressaltar que as questões foram enviadas às assessorias dos 10 candidatos, via e-mail e WhatsApp, no dia 06 de novembro, antes da realização do primeiro turno, e reencaminhadas no dia 19 deste mês aos candidatos Eduardo Braide e Duarte Júnior, que disputarão o segundo turno das eleições municipais neste domingo (29/11).

Novamente, os dois candidatos se omitiram, ignorando – por completo – o papel representativo, político e social dos Sindicatos. Tal conduta, principalmente de Braide e de Duarte, dá claros indícios de como será a relação do futuro Prefeito, seja ele quem for, com a classe trabalhadora de São Luís.

Durante a campanha, na propaganda eleitoral, nos comícios e nas passeatas – diálogo e promessas. Longe dos holofotes da mídia, silêncio sobre temas cruciais, como a precarização do trabalho, o congelamento de salários, a retirada de direitos e a crise sanitária da Covid-19, que tem preocupado e tirado a vida dos trabalhadores da Capital.

“Ao coletivo de Sindicatos, assim como aos seus filiados, resta repudiar o silêncio sepulcral dos referidos candidatos, em especial, dos que participarão do segundo turno, que não estão prontos para resolver os problemas enfrentados pelo funcionalismo público, pelos empregados da iniciativa privada e pela população ludovicense” – afirmou o presidente do SINDSALEM, Nataniel Serejo.

#sindsalem
#eleicoes2020