PLANTÃO / CAMPANHA SALARIAL

Sindsalem e ALEMA dão continuidade às negociações

20/04/2023

Nessa quarta-feira (19/04), representantes do SINDSALEM e da Mesa Diretora da ALEMA deram continuidade às negociações da Campanha Salarial 2023.

Na oportunidade, a Direção da Casa se limitou a confirmar o lançamento do Programa de Aposentadoria (PAI) para o próximo mês de maio; a contratação imediata dos aprovados no concurso público vigente; o reenquadramento dos motoristas e a indicação de um servidor de carreira para o Conselho Superior do FEPA (CONFEPA).

Sobre o PAI, a ALEMA informou que o período de adesão ao plano será de 60 dias com os seguintes benefícios: indenização de 8 (oito) vezes o somatório dos proventos a serem definidos pelo IPREV, 8 (oito) parcelas do tíquete-alimentação, além da garantia do plano de saúde pelo prazo de 8 (oito) meses após a aposentadoria.

Em relação às pautas financeiras, não houve qualquer avanço na visão do SINDSALEM. Mais uma vez, a Mesa alegou falta de verba como pretexto para negar a reforma do PCCV; a reposição inflacionária de 5,79%; a transformação da gratificação legislativa de 6% em vencimento-base; a implantação dos 21,7% para servidores efetivos e estáveis, entre outras demandas da categoria.

“A ALEMA propôs criar novamente uma nova Comissão Paritária para discutir a atualização do nosso Plano de Cargos de forma gradativa. Aceitamos a proposta, mas exigimos a reposição da inflação de forma imediata já agora em maio” – afirmou o diretor Noleto Chaves.

Diante da resposta do Sindicato, a ALEMA agendou uma nova rodada de negociação para o dia 28 de abril, quando deverá reavaliar as reivindicações financeiras do Sindicato, além de outras pautas, como o reajuste do tíquete-alimentação para R$ 1.800,00 e das gratificações para chefes de setor.

“Reconhecemos que a atual gestão da ALEMA está mais disposta em ouvir os anseios dos servidores. Porém, devemos nos preparar para mobilizações caso nossas demandas não sejam atendidas. Após a negociação do dia 28/04, convocaremos uma Assembleia, a fim de discutir os próximos passos da nossa Campanha Salarial” – finalizou o presidente Nataniel Serejo.

Pelo Sindicato, além de Nataniel e Noleto, participaram da reunião a diretora Teonília, a assessora jurídica Doriana e o servidor Guilherme. Já pela ALEMA se fizeram presentes a chefe de gabinete e a assessora especial da presidente Iracema Vale, Ludmilla Ribeiro e Conceição Marques, o diretor-geral da Casa, Ricardo Barbosa, o procurador-geral Bivar Batista, o diretor-geral da Mesa, Bráulio Martins, entre outros assessores.