PAINEL / A LUTA CONTINUA!

Servidor(a): expectativa de mais avanços para 2024!

SINDSALEM e ALEMA se reuniram nesta segunda (04/12) e trataram sobre diversas reivindicações da categoria.

04/12/2023

SINDSALEM e ALEMA fecharam o ano com a expectativa de mais avanços para 2024. Em reunião nesta segunda (04/12), foram tratados temas como tíquete-alimentação, progressões, programa de aposentadoria, abono de permanência, adicionais de qualificação, licença-prêmio (LP) e 13º salário.

Um dos maiores avanços diz respeito à licença-prêmio. Após pedido do Sindicato, a Assembleia não mais suspenderá o tíquete do servidor que se licenciar por 60 dias ou mais. A ALEMA ainda repassará ao SINDSALEM uma lista daqueles que têm direito à LP, mas não gozaram o benefício.

“O objetivo é que o Sindicato elabore um calendário para que os servidores utilizem o direito ou, no caso dos aposentados, que recebam o valor correspondente. Caso a ALEMA não cumpra o acordado, o SINDSALEM deverá judicializar a demanda” – afirmou o diretor de finanças Luiz Noleto.

Sobre o tíquete, a Direção da Casa afirmou que o valor do aumento deverá ser anunciado em janeiro, após o fechamento do contrato com a nova empresa de cartões. Em dezembro, ainda não haverá reajuste. Diante disso, o Sindicato cobrou agilidade da Assembleia para resolver essa pendência.

Quanto às progressões dos concursados de 2013, a ALEMA se comprometeu a efetuar o pagamento retroativo a partir de fevereiro. De igual modo, se o compromisso não for cumprido, o Sindicato deverá entrar na Justiça. Em relação ao 13º salário, o crédito será realizado até o próximo dia 15 de dezembro.

Já o Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI) está seguindo os trâmites normais. Ao todo, 70 servidores aderiram ao PAI. A aposentadoria e a indenização serão concedidas à medida que o IPREV finalizar a documentação necessária e ocorrer a publicação no Diário Oficial da Assembleia.

“Por sua vez, os abonos de permanência e os adicionais de qualificação pendentes deverão ser pagos, após a assinatura de um protocolo de intenções entre o Sindicato e a Mesa Diretora em janeiro. A ALEMA já reconhece esse direito, o que é importante para a sua efetivação” – afirmou Noleto.

Para o presidente do SINDSALEM, Nataniel Serejo, 2023 está se encerrando com muitos avanços para a categoria. “Além do PAI e do reajuste de 11%, temos boas expectativas para o aumento do tíquete e para a convocação dos concursados já no início de 2024. A luta continua” – finalizou.

CONFRATERNIZAÇÃO

Além de Noleto e Nataniel, participaram da negociação o diretor-geral da ALEMA, Ricardo Barbosa, e a diretora de recursos humanos, Laís Kerller, que confirmaram a realização de uma Confraternização de Fim de Ano para os servidores, na terça-feira (12/12), no pátio da Assembleia. Compareça!