O Sindsalem realizou, nesta quinta-feira (5/2), Assembleia Geral no Plenarinho da ALEMA.

O Sindsalem realizou, nesta quinta-feira (5/2), Assembleia Geral no Plenarinho da ALEMA para deliberar sobre as pautas centrais da Campanha Salarial 2026 e marcar os 19 anos de fundação do Sindicato, ocorrido em 8 de fevereiro de 2007. O encontro reuniu os(as) servidores(as) e reafirmou a importância da organização coletiva.
Na Assembleia, os servidores aprovaram a continuidade da luta pelo reajuste do tíquete-alimentação, a busca do resíduo inflacionário, estimado em 1,40%, e a defesa da prorrogação do concurso público, com a nomeação de mais aprovados como medida essencial para o fortalecimento do quadro efetivo e do serviço público da Casa.
Na área da saúde, a categoria reafirmou a luta pela implementação de um modelo de auxílio híbrido, com opção do(a) servidor(a) entre plano de saúde ou benefício em pecúnia, pauta que segue em discussão. Enquanto isso, a ALEMA optou por manter, de forma unilateral, o SB Saúde, que não atende às necessidades da categoria.
O Sindicato informou ainda que tomará as medidas cabíveis para garantir o adicional de insalubridade no percentual devido aos servidores do setor de saúde. Além disso, buscará o ressarcimento dos descontos do FUNBEN realizados quando não era assegurado ao servidor o direito de optar pela adesão (pré-2013).
Na Assembleia, foram ressaltadas ainda as conquistas ao longo desses 19 anos, como a implantação e a reforma do PCCV, os aumentos salariais registrados entre 2006 e 2027, os adicionais de qualificação, as progressões e promoções, o Programa de Aposentadoria Incentivada, os concursos públicos de 2013 e 2023, entre outras.
Para o presidente Noleto Chaves, o momento reforça o compromisso coletivo: “Nada do que conquistamos veio por acaso. Foi organização e luta. Seguimos firmes, rumo aos 20 anos do Sindsalem, com servidor unido, Sindicato forte e mais direitos a conquistar. Se muito vale o já feito, mais vale o que será” - afirmou.
A Assembleia foi encerrada com um lanche coletivo ao som o grupo Samba de Rua, símbolo da unidade que sustentará as próximas conquistas em 2026. Afinal, unidos somos muito mais. A luta continua!
veja todas
Sindsalem @ . Todos os direitos reservados.
Avenida Jerônimo de Albuquerque, nº 309 - Casa do Trabalhador, Sala nº 05, Cohafuma.
São Luís–MA • CEP: 65.074/220 • Fone: (98) 98260-0012 • E-mail: sindsalemma@gmail.com.